sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Foi um tipo... pré-halloween!

Semana passada, uns dois dias antes de Setembro se esvair e Outubro renascer, pensava eu no que, depois, dei o nome de Projeto Halloween, ou #projetoh como tenho chamado. Ainda era uma coisa eu tinha em mente e não sabia se sairia, não era fácil decidir. Pensem: imagina, ficar pensando no que ler, no que assistir e o sentimento que isso me traz... bem, meus dias são assim! Fico pensando sempre nisso, mas nunca pensei assim pra usar a escrita pra me expressar. Claro que já escrevi sobre o que li e assisti e ouvi, mas era diferente o fato de eu começar a elencar o que iria ler, assistir e ouvir... bem, não era uma coisa que eu já não pensara. Tinha o Projeto 52 em mente... e então, quando pensei no #projetoh vi que o P52 era um tipo de antecessor (uma ideia primeva) a ser testado e o teste era o Projeto Halloween! Então, mais firme comecei com as fotos no face, comecei com algumas ideias lançadas, tudo sem pretensão - fique claro que faço isso pra satisfação própria (puramente egoístico), só pra eu ver que consigo, pra eu ver que posso ler e falar sobre o que li, que posso assistir e falar sobre o que assisti.

Mas, então, na semana passada assisti ao filme Às Vezes Eles Voltam, homônimo de um conto de Stephen King, do livro Sombras da Noite. Filme muito gostoso de ver, que trouxe em mim aquela Sob a Redoma, o livro vai se construindo devagarinho, bem lentamente, mas não chega a ser monótono. Então, quando tudo tá  indo bem, indo bem mesmo, vem a "cagada" de King.Bem, não digo que é ruim, digo apenas que ficou sem nexo algum. Como que uma ideia sobre formigas pode ter sido resultado de tudo aqui??? Bem, não quis spoilar e nem o fiz com tanta grandeza assim, mas quem leu vai entender, quem não leu, nem sabe o que pensar. Bem, então, comparando o conto ao filme, posso assegurar, o filme é MUITO melhor. Toda a estrutura é independente, apenas a ideia principal que se faz presente. O início de cada um tem a equidade e... bem, gente, agora vão ter alguns SPOILERS se já leram o conto e viram o filme, sintam-se à vontade em continuar, se não fizeram peço desculpas, mas vou falar sobre ambos. A diferença em que cada um dos rapazes vilões são apresentados no conto parece fraca demais, mas no filme tem a intensidade das mortes que antecedem às antecedem para assombrar Jim Norman. Creio que um dos maiores acertos no filme foi a forma como a família de Jim Norman é mostrada, no conto, é tudo muito vazio, não se percebe nem a mulher dele - e o filho então, nem existe!, e olha que o menino é um grande acerto no filme. Quanto ao final, o do filme se justifica naquelas falas copiadas do começo, mas no conto tudo é muito diferente. Ainda mais em relação ao nome do conto e do filme, até nisso tem uma grande diferença - uma diferença muito decisiva em cada uma dos meios que a história é contada, e isso não vou dizer aqui porque estragaria, spoiler é uma coisa, estragar tudo é outra, rsrsrs.


O filme funcionou pra mim como um pré-halloween. Gostei do ar que ele me trouxe antes do começo do que tive por atividades de Halloween, valeu a pena. O conto acabou entrando no caminho da leitura. eu não pretendia relê-lo, mas depois de assistir ao filme não tinha como deixá-lo de lado, e  não o fiz. Vou reler alguns outros contos do livro Sombras da Noite. Vou tentar ler os contos que viraram filmes, como As Crianças do Milharal, A Máquina de Passar, O Último Turno, e mais algum outro, pra depois voltar a falar deles aqui.

Ah, uma outra coisa, o filme tem continuações, duas pra ser exato. Eu não as assisti e nem sei se vou ter coragem, porque só lendo a sinopse deu medo - não medo causado pelo filme, mas medo da "desgraça" que ia ser assisti-los!

Abaixo vou deixar o link do filme Às Vezes Eles Voltam dublado e legendado. A dublagem é clássica, e foi a que eu assisti, realmente vale a pena. Eu, particularmente, não gosto de filmes dublados, mas esse ficou legal.

Trailer Às Vezes Eles Voltam

Às Vezes Eles Voltam - Dublado

Às Vezes Eles Voltam - Legendado




Nenhum comentário:

Postar um comentário